Atribuições dos Tutores Regionais
O tutor é a ligação fixa entre os laboratórios de informática e tecnologia (LIT) das Unidades Escolares com a coordenação de informática e tecnologia localizada dentro da Secretaria Municipal de Educação.
Ele é responsável por algumas escolas dispostas em uma região do município, onde deve incentivar e sensibilizar os dinamizadores, professores regentes e grupo gestor das escolas para o uso pedagógico dessa nova tecnologia, de modo que esta se insira no cotidiano da escola e faça parte do acervo da mesma, utilizado em prol da aprendizagem.
O tutor deve adotar uma atitude de cooperador diante do papel do dinamizador como mediador do conhecimento técnico, associado com o suporte ao coordenador pedagógico como mediador do conhecimento pedagógico. Deve ser criativo proporcionando um ambiente desafiador que incentive a busca pela pesquisa, precisa provocar situações estimulantes de aprendizagem que instiguem debates e reflexões que garantam de fato a aprendizagem.
Papel do Tutor Regional
I. Contribuir pedagogicamente com o aumento quantitativo e qualitativo do uso do ambiente informatizado da escola;
II. Contribuir profissionalizantemente com o aumento quantitativo e qualitativo do uso do ambiente informatizado da escola para com a comunidade;
III. Participar e realizar cursos, oficinas e reuniões, com aprovação prévia da SME;
IV. Auxiliar o dinamizador no desenvolvimento de atividades educativas por meio da informática;
V. Fazer diagnóstico quinzenal do rendimento dos laboratórios e apresentá-lo ao Coordenador de Tecnologia da SME;
VI. Registrar ocorrências no LI e orientar os dinamizadores para fazerem o registro no livro ata próprio;
VII. Participar do planejamento da Unidade Educacional;
VIII. Ter um bom relacionamento interpessoal e profissional;
IX. Ser pontual e assíduo;
X. Respeitar a hierarquia.
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Dinamizador do Laboratório de Informática
O dinamizador é responsável pelo Laboratório de Informática, deve incentivar e sensibilizar os professores regentes da escola para o uso pedagógico dessa nova tecnologia, de modo que esta se insira no cotidiano da escola e faça parte do acervo da escola utilizado em prol da aprendizagem. O dinamizador deve adotar uma atitude de cooperador diante do papel do professor regente como mediador do conhecimento. Deve ser criativo proporcionando um ambiente desafiador que incentive a busca pela pesquisa, precisa provocar situações estimulantes de aprendizagem que instiguem debates e reflexões que garantam de fato a aprendizagem. Quando se trata de profissionalização da comunidade o dinamizador deve ser
objetivo, claro, prestativo no âmbito de ministrar o curso técnico-profissionalizante e fazer a
busca interior de cada indivíduo para a realidade das TIC’s, demonstrando uma forma de inserir na nova era digital. Sendo uma oportunidade de socializar a comunidade e as novas tecnologias, uma vez que estas perduram sobre a realidade.
Atribuições do Dinamizador
· Elaborar o Projeto Pedagógico que será desenvolvido na Unidade Educacional;
· Submeter o Projeto Pedagógico à Coordenação de Tecnologia para aprovação;
· Definir junto ao Grupo Gestor da escola o funcionamento do Laboratório (horário de
atendimento das turmas e comunidade), considerando as orientações da SME;
· Planejar juntamente com os professores regentes o suporte das atividades pedagógicas que serão desenvolvidas no Laboratório;
· Registrar em Ata todas as atividades planejadas e executadas em cada aula;
· Auxiliar o professor regente em suas aulas realizadas no Laboratório;
· Incentivar e sensibilizar os professores da escola para o uso pedagógico do Laboratório;
· Viabilizar a infra-estrutura necessária ao funcionamento regular do Laboratório, no
que se refere à organização do espaço físico e no agendamento do atendimento no mesmo;
· Realizar pesquisas e estudos para auxiliar os professores regentes em seus
· planejamentos, em horários reservados para esta atividade;
· Acompanhar e orientar os alunos em suas pesquisas individuais, de acordo com a
disponibilidade do Laboratório;
· Zelar pela conservação e limpeza dos equipamentos e recursos do Laboratório;
· Ficar responsável pela abertura e fechamento do Laboratório no início e fim do
expediente;
· Checar periodicamente o estado de conservação de todos os equipamentos do Laboratório;
· Registrar no livro de ocorrências, entradas e saídas de material do Laboratório;
· Participar de reuniões e eventos dirigidos aos dinamizadores do Laboratório;
· Solicitar atendimento da assistência técnica, ao setor competente quando necessário;
· Solicitar da SME o acompanhamento pedagógico para o Laboratório;
· Auxiliar na formação de todos os professores em área de informática educativa e profissionalizante, desde que não seja no horário do expediente;
· Avaliar constantemente o trabalho desenvolvido no Laboratório;
Não São Atribuições dos Dinamizadores
· Substituir qualquer professor em eventuais ausências;
· Receber a turma no Laboratório sem prévio planejamento e sem a presença do professor regente;
· Ter a obrigatoriedade de realizar trabalhos técnico-administrativos da escola.
Atribuições do Professor Regente
· Planejar juntamente com o dinamizador as atividades pedagógicas que serão
desenvolvidas no Laboratório;
· Entregar antecipadamente ao dinamizador o planejamento das aulas que serão
ministradas no Laboratório;
· Registrar e avaliar as aulas realizadas no Laboratório, apontando suas necessidades e
de seus alunos;
· Acompanhar seus alunos ao Laboratório com o apoio do dinamizador, responsabilizando-se pelas atividades desenvolvidas;
- Garantir um trabalho integrado das atividades curriculares e do Laboratório
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